Thursday, November 27, 2014

Um puxadinho pra falar de livros... Parte 2

Eu sei, eu sei... Fico muito tempo sem postar. Mas adivinhem por que? É... Eu me mudei outra vez. Dessa vez pra São José do Rio Preto, e agora oficialmente sozinha. Daí tenho que cuidar da casa, fazer um monte de trabalhos da faculdade e ainda dormir de forma saudável (enquanto eu posso) acaba me tomando mais tempo do que eu desejaria. Mas eu disse que continuaria a falar sobre livros e eu vou.

Inicialmente eu pretendia fazer o especial sobre o Vianco, mas meu rumo mudou um pouco. Recentemente um escritor muito gentil me adicionou no facebook e eu acabei me interessando no livro dele. Como era de se esperar, acabei adquirindo essa belezura (e vocês já devem ter percebido que eu gosto um tanto de comprar romances de estréia de autores daqui das terras tupiniquins).
O livro conta a aventura de Aaron, um garoto que tenta viver uma vida normal na vila de Mharol em Stânix, um reino que já foi habitado por elfos, humanos e anões, mas foi abandonado pelos elfos depois da última guerra. Aaron é enviado como acompanhante numa missão com Sora, sua amiga de infância por quem ele tem uma leve quedinha, e Farep, um membro do conselho de Mharol que não acha muito inteligente enviar duas "crianças" sozinhas até Guil, um reino que quer iniciar uma guerra e dominar Stânix, para tentar fazer uma aliança. O que Aaron não esperava é dar de cara com uma profecia que dizia que ele é uma peça essencial, senão a chave, para salvar Stânix.

O livro é uma delícia. Eu tive que dar uma pausa na leitura dO Caminho Jedi para lê-lo por completo. É um livro curto e de leitura rápida, e eu já estou ansiosa pela continuação. Dragões <3
O autor, Eder. A.S. Traskini, é de uma criatividade louvável. Apesar de que a maior parte das pessoas tem aquele velho costume de pensar "Ah, tem elfos, anões, dragões, vai ser o velho clichê baseado em D&D", tenho que discordar nessa questão. O universo pode lembrar inicialmente o que já estamos acostumados, já que a base é medieval e mágica,..., mas o decorrer da leitura vai fazendo as ideias mudarem. 
O que eu mais gostei, como sempre, é que os personagens são bem vivos. É fácil se acostumar a eles e conseguir certa ligação emocional (rsrs o que é uma faca de dois gumes, pois no que alguém morrer eu vou chorar rios), entender o que eles sentem e pensam e como se comportam em situações X ou Y. O único problema, na minha opinião, é que o livro é curtinho e por isso as coisas ficaram um pouco corridas. [SPOILER ALERT] Eu queria ter tido mais tempo com Farep </3 [/SPOILER ALERT]
Eu com toda certeza lerei a continuação (e eu espero que tenha uma, viu, sr. Eder?!).
Nas pontuações gerais, o livro conquista de mim um 7/10, por que poderia ter mais desenvolvimento, mais tempo de ação (e o povo aqui já sabe como eu fico cada vez mais chata com batalhas. Porradaria <3), mais páginas. Espero uma continuação que leve pelo menos um 9/10 por aqui.

Vou parar essa postagem por aqui. Não vou falar do Livro dos Sith hoje, por que quero fazer a postagem junto quando for falar dO Caminho Jedi. E continuo devendo pra vocês aquele review compilado sobre os vampiros de André Vianco.

E novamente o selo Novos Talentos da Literatura Brasileira da Novo Século consegue me conquistar com um título.

No comments:

Post a Comment