Friday, September 27, 2013

Mil tretas, mano.

   Recentemente estive passeando pelas tribos urbanas derivadas das japonesas aqui pelo nosso "brasilzão" e observando os mais distintos gêneros comportamentais. Na verdade isso não se restringe exatamente à essas comunidades, mas passa pelos mais variados estilos do mundo todo e, pra ser sincera, não consigo imaginar o que seria uma comunidade formada por humanos sem isso, e é realmente interessante observar as reações humanas nas mais variadas situações.
   Então eu resolvi fazer esse post com minhas observações (que provavelmente não interessam a muita gente, rsrs) a respeito das tretas de algumas tribos urbanas das quais eu eventualmente curto participar, rsrs. E fui classificando os grupos quanto ao nível de tretas online nos últimos meses.
   AVISOS: Fica claro que esses dados NÃO são científicos, são apenas para entretenimento e, sendo o meu blog normalmente cheio de piadinhas ruins, esse post não será lá muito diferente disso. Também quero deixar claro que não estou inventando as tretas, não estou defendendo nenhum dos lados das mesmas e nem tentando denegrir a imagem de nenhum dos estilos aqui citados, uma vez que eu mesma uso e abuso de todos eles e amo-os de paixão apesar das tretas <3. Também fica de aviso que não tenho nada contra nenhum dos envolvidos nas tretas, uma vez que a maioria eu nem conheço pessoalmente e por isso não me acho no direito de julgá-los pessoas boas ou ruins, rsrs. Mas que vocês são treteiros, são. rsrs.


   Então... rsrs. Vou começar por níveis. Do menos treteiro pro mais treteiro. Deixando claro que eu estou falando principalmente de tretas internas.
   Os critérios avaliados são: relação com novatos que acertam, relação com novatos que erram, reação geral a respeito de novatos cabeça-dura, discussões e desentendimentos internos a respeito de características e preconceitos do estilo e resolução dos mesmos problemas, e, por último e menos importante critério, relações com outros estilos e ideais de crossover.

   A comunidade menos treteira entre as que eu observei é a do Aomoji Kei. Também, uma vez que o estilo não tem lá uma linha guia de características básicas, a galera nem se julga muito lá dentro. Fica uma liberdade agradável pra fazer o que gosta do jeito que gosta.
   MAS, PORÉM, ENTRETANTO, ficou aqui um empate com a galera do Seifuku Brasil, que também não é treteira! Apesar de ser um estilo com linhas mais definidas que o Aomoji, é um estilo bastante simples de seguir e amável. O pessoal da comunidade sempre ajuda com vídeos e dicas pra quem tá entrando, e como tem vendas por lá mesmo também é fácil adquirir produtos com os próprios membros. Por conta das postagens de outfit, vendas e dicas serem todas no mesmo lugar, fica um pouquinho bagunçado, mas não é difícil se encontrar por lá.
Aomoji Kei Brasil
Nível de Treta: ♚♔♔♔♔
Seifuku Brasil
Nível de Treta: ♚♔♔♔♔
Um gatinho pra deixar um parabéns pra galera não-treteira.

   Sendo sinceramente sincera (pleonasmos, sempre), os comportamentos que observei mais "humanitários" entre os treteiros foram da parte das Gals. Desde o início de minha observação, discretas, tentando ser meigas e tretando o menos possível dentro do próprio grupo. As Gals daqui do Rio, em específico, seguem bem esse tipo de comportamento. Oras, já é um estilo que sofre um preconceito intenso. Tretar dentro da própria comunidade parece "estúpido".
   No geral, o que pude observar, são pessoas muito dispostas a ajudar quem está querendo a começar no estilo e entrar nas comunidades, procuram expressar-se de modo a não ofender os outros, tendem uma convivência pacífica entre si. O problema de treta da comunidade consiste basicamente em: treta com ulzzangs.
   De ulzzang eu não manjo nada, mas já observei pessoas atirando de ambos os lados nessa guerra fria. Não é uma atitude saudável implicar com os coleguinhas por ideais de maquiagem, etc. Uma vez que os estilos são um pouco contrários em seus padrões de maquiagem, é normal que haja um pouquinho de discórdia, mas vamos manter os ânimos em níveis aceitavelmente normais e deixar cada um viver sua vida, hun?
 Gyaru Brasil
Nível de Treta: ♚♚♔♔♔  

   No terceiro degrau da escala de tretagem vamos encontrar as lindas e já entrevistadas pela Record, Living Dolls.
   Living Dolls ainda estão naquele nível de definir o estilo, criar um conceito e organizar os termos, então é até esperado que as águas rolem e levem algumas cabeças pelo rio a baixo. Nem sempre a treta é intencional. Ainda há um monte de pontos a serem definidos e muitas vírgulas a serem colocadas.
   O motivo pelo qual o grupo brasileiro vai levar mais coroinhas de tretagem do que o grupo das Gals está em alguns elementos "conceituais" ainda não definidos do estilo. É um estilo recente. Temos poucos "exemplos" bem conhecidos, e grande parte deles recorre a plásticas e dedica suas vidas em dietas radicais a se parecer com bonecas. O que faz com que o grupo entre num conflito de "é necessário se modificar a esse ponto?", "se eu estou bem com meu corpo um pouco acima do peso, eu preciso mesmo assim emagrecer pra entrar no 'conceito'?". E aí a treta-master se planta. Existe uma regra que defina que você precisa escolher a Barbie como guia pro seu Living Doll style ou você pode optar por outras bonecas? Esse é um tema de debate bastante recorrente no grupo.
   Ainda em cima disso, as LD's também estão tentando se organizar em termos de "o que pode ser ou não considerado LD", uma vez que a ideia inicial do estilo é "parecer uma boneca" e existem outros estilos, como as próprias Gals anteriormente citadas, que também buscam essa aparência de boneca por muitas vezes.
   Vai levar três coroinhas pelos "elementos" do grupo que não conseguem se expressar sem ofender novatos que ainda estão tentando se descobrir e reinventar dentro dos conceitos de Living Doll.
Living Dolls Brasil
Nível de Treta: ♚♚♚♔♔  

   E o prêmio de grupo mais tretoso entre os avaliados vai para...


   Isso mesmo!
   Por trás dos babados e laços existem muitas tretas que você nem imagina.
   O estilo existe há um bom tempo e tem se desenvolvido cada vez mais e se ampliado tanto que algumas das lolitas mais antigas não conseguem segurar seus bloomers no lugar (aqui admito que as vezes me encaixo nesse grupo, rsrs). Em um mundo em que as meias estão deixando de ser obrigatórias, sandálias passam a ser permitidas e usar um Jumperskirt sem blusa pode não ser considerado totalmente ofensivo em alguns outfits, muitas lolitas começam a jogar as wigs pra cima de raiva.
   As mil tretas chegam por meio de desentendimentos em relação às novas tendências ou a conceitos antigos (como ser obrigatório ou não aderir ao lifestyle por exemplo), mas o caso principal das tretas em qualquer lugar do mundo, creio eu, seriam as Itas que simplesmente não aceitam que são itas e se recusam a tentar melhorar seus outfits.

   Um dos poucos grupos onde você vê uma expressa entrada de gente que acha que já sabe de tudo e não precisa de ajuda, também; uma vez que tem muitos animes por aí que mostram "lolitas", e aí as pessoas resolvem querer entrar no grupo e compartilhar suas tentativas totalmente frustradas, o que atrai a fúria de gente que já perdeu a paciência em meio às insistentes comparações do estilo a cosplayers e também à pervertidinha lá do Nabokov.
Esse deve ser o pensamento das pessoas quando você tenta explicar, por que né.
   Sem dúvida fica aqui a tribo das Lolitas brasileiras com o maior número de coroinhas da tretagem por conta do estresse agudo observado em alguns de seus membros.
   Deixo claro que nem todas as lolitas são treteiras. Muitas são pacíficas e preferem evitar transtornos. Também quero deixar claro que a quantidade de gente nos grupos ajuda muito também na quantidade de tretas, e o grupo lolita é disparado o mais cheio, uma vez que tem mais que o dobro de membros do segundo colocado nesse quesito (quantidade de membros).

Moda Lolita Brasil
Nível de Treta: ♚♚♚♚♔ 

   BONUS TIME!

   Otome Kei Brasil.
   Até agora, sem tretas observadas. O grupo é administrado por uma fofa que conheci em Campinas num meeting da comunidade Lolita de lá. Fica entre os grupos citados lá em cima, junto com Aomoji e Seifuku, nas comunidades menos treteiras. E também vai ganhar gatinhos de comemoração.

Otome Kei Brasil
Nível de Treta: ♚♔♔♔♔ 


Então é isso. Não levem esse post a sério, ou levem, sei lá. Vocês que sabem...
Mil tretas, mano.

4 comments:

  1. kkkk adorei o post...Eu mesma sou super pacifica, mas umas lolitas do "moda lolita brasil" naum gostaram de eu ser mãe e virou treta...hehehe (meu caso foi parar ate no site "arrozal" e ali virou baixaria total q elas fizeram) lado bom que descobri q ser lolita naum era pra mim (muita criança junta dá treta, vejo pelo meus filhos..ahuahauahu) e mudei de estilo para um mais maduro..;-) bjusss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu também não sou lá uma lolita muito treteira, rsrs, mas todo mundo que passa mais de um mês pesquisando sobre lolita sabe que qualquer comunidade loli NO MUNDO tem suas tretas (algumas muito mais dramáticas que outras, mas todas têm).
      Apesar de tudo, o importante é ignorar a criancice e o estresse alheio e fazer o que você gosta e acha que é bom pra você, e também pros seus filhotes, né <3

      Delete
    2. O que aconteceu foi que falaram que achavam melhor não levar as crianças no meeting pq a proposta é um encontro de amigos e não de famílias, mas ok o_õ

      Acho que quanto maior a comunidade maior a incidência de tretas, não tem jeito. E isso de ita nem é mais tão recorrente assim, o que mais tem é gente procurando defeito onde não tem e criando caso por isso o_ov faz tempo que não vejo uma ita de doer os olhos.

      Delete
    3. Aqui no Rio as itas são até que comuns de se achar, o jeito é não procurar / e passar longe dos eventos de anime (e a quantidade de renda de nylon é dolorosa @_@). Mas gente procurando cabelo em ovo também tem a lot. xD

      Delete