Friday, April 4, 2014

Um desabafo sobre vestir e não vestir.

Eu sei que isso não tem muito a ver com a proposta do blog, mas no final das contas esse também é o lugar onde eu falo sobre os temas recorrentes na minha vida, como já falei sobre assexualidade.

Estamos vivendo um movimento na internet que tem base em uma pesquisa muito manipulada feita pelo IPEA, que diz que "em torno de 65% das pessoas do país acredita que uma mulher de roupas curtas merece ser estuprada". Vocês podem ver mais sobre isso nesse link. E eu de certa forma me sinto incomodada quando as coisas envolvem o que eu visto ou deixo de vestir, vez que a moda é parte extremamente importante na minha vida e eu gosto de ter liberdade pra fazer minha arte do meu jeito.

Não vou dizer que machismo não existe - seria, inclusive, machismo da minha parte afirmar algo do tipo - e nem vou dizer que os homens são opressores e todos deviam morrer nem nada disso. Sou assex, não tenho vontade de me casar, não pretendo ter filhos, mas ainda preciso de alguns homens na minha vida. Meu pai, apesar de cultivar - tal como meus irmãos cultivam e meus avôs cultivavam - uma visão machista do mundo, me criou com muito amor e nunca me menosprezou por ser mulher. Sempre acreditou na minha capacidade, sempre me incentivou a não abaixar a cabeça na frente de ninguém. Sempre me disse para nunca desistir dos meus sonhos por causa dos outros. Como pai ciumento, acredito que ele tenha ficado um tanto feliz de ouvir que não desejo me entregar a nenhum homem de forma alguma. Mas minha mãe ainda cultiva dentro dela a ideia de que só vou "sair de casa" depois que me casar, e por isso fica extremamente frustrada em relação aos meus planos de morar com uma amiga em breve.

Sempre ouvi "você vai mudar de ideia quando crescer", quando dizia aos 10 anos que não queria ter filhos, apenas gatos, e se tivesse algum dia seriam filhos adotivos. Hoje, aos 20, digo que continuo acreditando que não nasci pra parir. E agora digo com mais certeza ainda, pois mesmo se eu por acaso decidisse tentar, minhas chances de conseguir seriam pequenas devido a ovários policísticos.

Sou apaixonada por moda desde que assisti pela televisão o desfile da coleção de inverno de 2000/2001 da Chanel, e desde que comecei a amar esse mundo meus gostos por roupas variaram muito. Eu sempre gostei do que era diferente, sempre tive um senso artístico pro jeito de me vestir e nunca liguei um pingo de i pro que as pessoas iam pensar ou deixar de pensar. Mas depois de um certo tempo eu passei a sofrer um pouco de repressão a respeito do que vestir ou não, e o motivo?
-"Tenho medo que te agridam na rua se você sair assim." (por que eu estava usando uma peruca de duas cores e poderiam pensar que eu era uma lésbica alternativa)
-"Você parecendo uma bonequinha assim, podem pensar maldade de você." (por que eu estava montada de gyaru)
-"Chama muita atenção de gente ruim." (saindo de sweet lolita)

Se eu estava ou não com um short curto e maquiagem carregada; se eu estava ou não parecendo uma boneca de porcelana; se eu fosse ou não uma homossexual com estilo alternativo; desde quando isso daria o direito a alguém de encostar em mim?

Saindo da faculdade pra comprar suco no posto esses dias passei por experiências engraçadas. Claro que não engraçadas pra mim, mas engraçadas pros caras do posto. Fui pra faculdade usando estilos alternativos por uma semana. Dois dias de Living Doll, um dia de Aomoji e um dia de Lolita (no quinto dia eu não fui à faculdade por que tive um compromisso). No primeiro dia de Living Doll, ouvi comentários maldosos a respeito das "tatuagens nas pernas" (que na verdade eram meias transparentes desenhadas). No segundo dia, usando Aomoji, fui ao posto e ouvi gracinhas a respeito "da esquisita de cabelo colorido". No terceiro dia, voltando ao Living Doll, não fui ao posto. No quarto dia, de Lolita, ouvi comentários a respeito da minha "falta de noção", "incapacidade de me encaixar nos gostos dos rapazes"; fui julgada por estar vestida demais. Ontem voltei ao posto usando shorts, regata e creepers, ouvi severos elogios a respeito da minha bunda e cintura. Como se eu não fosse a mesma "esquisita" vestida de boneca. Durante todas as experiências citadas, uma colega de curso que segue um estilo um tanto sexy e vintage, foi verbalmente assediada inúmeras vezes por conta de seus dotes.

Com isso concluí que nenhuma de nós mulheres se veste de maneira x ou y por que gosta de se vestir assim e se sente bem. Nos vestimos para agradar o sexo oposto e apenas isso. Não temos gostos pessoais, história ou passamos por experiências na vida que alteram nossa forma de nos vestir. Nada disso. Nos vestimos para agradar ao bom gosto dos homens. Na rua, eu não tenho nome. Não me chamam de Camila, nem de Malice. Na rua eu passo a ser "bonequinha", "gostosa" ou "esquisita", dependendo de como estou vestida. Às vezes "barbie", ou "emília", ou mesmo "vadia" quando retruco e xingo o bom homem que teve a delicadeza de me elogiar na rua.

Não quero, de maneira alguma, ser melhor do que ninguém. Amo os homens da minha vida. Meu pai que é meu melhor amigo, meus irmãos mais velhos que sempre cuidaram tão bem de mim, e por mais irritantes que fossem sempre me trataram como igual (inclusive me metendo em seus "programas de menino" como videogames e animes "de menino", que ajudaram a moldar quem eu sou hoje). Eu só quero meu direito de ser igual da porta pra fora também. De não me resumir a ser Camila, ou Malice Loly, ou qualquer porra que eu queira ser, somente dentro de casa.

Não pago de inocente. Sei quem sou e de onde vim. Não quero ser uma boa esposa ou boa mãe ou boa dona de casa. Quero ser livre.

O feminismo não é só pra mim. Não é só pra quem nasceu com uma vagina. É pra todas as pessoas que, assim como eu, sofrem pressão por não se encaixarem aos padrões do machismo. É pra quem é trans, é pra quem é gay, é pra quem vive subjulgado pelos "homens com H maiúsculo". É pra quem foi estuprado e pra quem não foi também. E foda-se se a mesma mulher que disse "não quero se estuprada" é a que fica de fogo pra cima de um homem bonito que aparece na rede. Por causa dela você vai menosprezar todas as mulheres e dizer que nenhuma delas tem direito de se manifestar contra a cultura de culpabilizar vitimas de estupro?

Eu jamais tiraria uma foto minha semi nua pra "protestar", por que eu não gosto mesmo. Não tenho vergonha do meu corpo. Não tenho intenção de agradar ninguém com meus atos. Mas justamente por querer "liberdade" eu escolho não mostrar meu corpo dessa forma.

Ninguém nasceu pra agradar ninguém.

Friday, September 27, 2013

Mil tretas, mano.

   Recentemente estive passeando pelas tribos urbanas derivadas das japonesas aqui pelo nosso "brasilzão" e observando os mais distintos gêneros comportamentais. Na verdade isso não se restringe exatamente à essas comunidades, mas passa pelos mais variados estilos do mundo todo e, pra ser sincera, não consigo imaginar o que seria uma comunidade formada por humanos sem isso, e é realmente interessante observar as reações humanas nas mais variadas situações.
   Então eu resolvi fazer esse post com minhas observações (que provavelmente não interessam a muita gente, rsrs) a respeito das tretas de algumas tribos urbanas das quais eu eventualmente curto participar, rsrs. E fui classificando os grupos quanto ao nível de tretas online nos últimos meses.
   AVISOS: Fica claro que esses dados NÃO são científicos, são apenas para entretenimento e, sendo o meu blog normalmente cheio de piadinhas ruins, esse post não será lá muito diferente disso. Também quero deixar claro que não estou inventando as tretas, não estou defendendo nenhum dos lados das mesmas e nem tentando denegrir a imagem de nenhum dos estilos aqui citados, uma vez que eu mesma uso e abuso de todos eles e amo-os de paixão apesar das tretas <3. Também fica de aviso que não tenho nada contra nenhum dos envolvidos nas tretas, uma vez que a maioria eu nem conheço pessoalmente e por isso não me acho no direito de julgá-los pessoas boas ou ruins, rsrs. Mas que vocês são treteiros, são. rsrs.


   Então... rsrs. Vou começar por níveis. Do menos treteiro pro mais treteiro. Deixando claro que eu estou falando principalmente de tretas internas.
   Os critérios avaliados são: relação com novatos que acertam, relação com novatos que erram, reação geral a respeito de novatos cabeça-dura, discussões e desentendimentos internos a respeito de características e preconceitos do estilo e resolução dos mesmos problemas, e, por último e menos importante critério, relações com outros estilos e ideais de crossover.

   A comunidade menos treteira entre as que eu observei é a do Aomoji Kei. Também, uma vez que o estilo não tem lá uma linha guia de características básicas, a galera nem se julga muito lá dentro. Fica uma liberdade agradável pra fazer o que gosta do jeito que gosta.
   MAS, PORÉM, ENTRETANTO, ficou aqui um empate com a galera do Seifuku Brasil, que também não é treteira! Apesar de ser um estilo com linhas mais definidas que o Aomoji, é um estilo bastante simples de seguir e amável. O pessoal da comunidade sempre ajuda com vídeos e dicas pra quem tá entrando, e como tem vendas por lá mesmo também é fácil adquirir produtos com os próprios membros. Por conta das postagens de outfit, vendas e dicas serem todas no mesmo lugar, fica um pouquinho bagunçado, mas não é difícil se encontrar por lá.
Aomoji Kei Brasil
Nível de Treta: ♚♔♔♔♔
Seifuku Brasil
Nível de Treta: ♚♔♔♔♔
Um gatinho pra deixar um parabéns pra galera não-treteira.

   Sendo sinceramente sincera (pleonasmos, sempre), os comportamentos que observei mais "humanitários" entre os treteiros foram da parte das Gals. Desde o início de minha observação, discretas, tentando ser meigas e tretando o menos possível dentro do próprio grupo. As Gals daqui do Rio, em específico, seguem bem esse tipo de comportamento. Oras, já é um estilo que sofre um preconceito intenso. Tretar dentro da própria comunidade parece "estúpido".
   No geral, o que pude observar, são pessoas muito dispostas a ajudar quem está querendo a começar no estilo e entrar nas comunidades, procuram expressar-se de modo a não ofender os outros, tendem uma convivência pacífica entre si. O problema de treta da comunidade consiste basicamente em: treta com ulzzangs.
   De ulzzang eu não manjo nada, mas já observei pessoas atirando de ambos os lados nessa guerra fria. Não é uma atitude saudável implicar com os coleguinhas por ideais de maquiagem, etc. Uma vez que os estilos são um pouco contrários em seus padrões de maquiagem, é normal que haja um pouquinho de discórdia, mas vamos manter os ânimos em níveis aceitavelmente normais e deixar cada um viver sua vida, hun?
 Gyaru Brasil
Nível de Treta: ♚♚♔♔♔  

   No terceiro degrau da escala de tretagem vamos encontrar as lindas e já entrevistadas pela Record, Living Dolls.
   Living Dolls ainda estão naquele nível de definir o estilo, criar um conceito e organizar os termos, então é até esperado que as águas rolem e levem algumas cabeças pelo rio a baixo. Nem sempre a treta é intencional. Ainda há um monte de pontos a serem definidos e muitas vírgulas a serem colocadas.
   O motivo pelo qual o grupo brasileiro vai levar mais coroinhas de tretagem do que o grupo das Gals está em alguns elementos "conceituais" ainda não definidos do estilo. É um estilo recente. Temos poucos "exemplos" bem conhecidos, e grande parte deles recorre a plásticas e dedica suas vidas em dietas radicais a se parecer com bonecas. O que faz com que o grupo entre num conflito de "é necessário se modificar a esse ponto?", "se eu estou bem com meu corpo um pouco acima do peso, eu preciso mesmo assim emagrecer pra entrar no 'conceito'?". E aí a treta-master se planta. Existe uma regra que defina que você precisa escolher a Barbie como guia pro seu Living Doll style ou você pode optar por outras bonecas? Esse é um tema de debate bastante recorrente no grupo.
   Ainda em cima disso, as LD's também estão tentando se organizar em termos de "o que pode ser ou não considerado LD", uma vez que a ideia inicial do estilo é "parecer uma boneca" e existem outros estilos, como as próprias Gals anteriormente citadas, que também buscam essa aparência de boneca por muitas vezes.
   Vai levar três coroinhas pelos "elementos" do grupo que não conseguem se expressar sem ofender novatos que ainda estão tentando se descobrir e reinventar dentro dos conceitos de Living Doll.
Living Dolls Brasil
Nível de Treta: ♚♚♚♔♔  

   E o prêmio de grupo mais tretoso entre os avaliados vai para...


   Isso mesmo!
   Por trás dos babados e laços existem muitas tretas que você nem imagina.
   O estilo existe há um bom tempo e tem se desenvolvido cada vez mais e se ampliado tanto que algumas das lolitas mais antigas não conseguem segurar seus bloomers no lugar (aqui admito que as vezes me encaixo nesse grupo, rsrs). Em um mundo em que as meias estão deixando de ser obrigatórias, sandálias passam a ser permitidas e usar um Jumperskirt sem blusa pode não ser considerado totalmente ofensivo em alguns outfits, muitas lolitas começam a jogar as wigs pra cima de raiva.
   As mil tretas chegam por meio de desentendimentos em relação às novas tendências ou a conceitos antigos (como ser obrigatório ou não aderir ao lifestyle por exemplo), mas o caso principal das tretas em qualquer lugar do mundo, creio eu, seriam as Itas que simplesmente não aceitam que são itas e se recusam a tentar melhorar seus outfits.

   Um dos poucos grupos onde você vê uma expressa entrada de gente que acha que já sabe de tudo e não precisa de ajuda, também; uma vez que tem muitos animes por aí que mostram "lolitas", e aí as pessoas resolvem querer entrar no grupo e compartilhar suas tentativas totalmente frustradas, o que atrai a fúria de gente que já perdeu a paciência em meio às insistentes comparações do estilo a cosplayers e também à pervertidinha lá do Nabokov.
Esse deve ser o pensamento das pessoas quando você tenta explicar, por que né.
   Sem dúvida fica aqui a tribo das Lolitas brasileiras com o maior número de coroinhas da tretagem por conta do estresse agudo observado em alguns de seus membros.
   Deixo claro que nem todas as lolitas são treteiras. Muitas são pacíficas e preferem evitar transtornos. Também quero deixar claro que a quantidade de gente nos grupos ajuda muito também na quantidade de tretas, e o grupo lolita é disparado o mais cheio, uma vez que tem mais que o dobro de membros do segundo colocado nesse quesito (quantidade de membros).

Moda Lolita Brasil
Nível de Treta: ♚♚♚♚♔ 

   BONUS TIME!

   Otome Kei Brasil.
   Até agora, sem tretas observadas. O grupo é administrado por uma fofa que conheci em Campinas num meeting da comunidade Lolita de lá. Fica entre os grupos citados lá em cima, junto com Aomoji e Seifuku, nas comunidades menos treteiras. E também vai ganhar gatinhos de comemoração.

Otome Kei Brasil
Nível de Treta: ♚♔♔♔♔ 


Então é isso. Não levem esse post a sério, ou levem, sei lá. Vocês que sabem...
Mil tretas, mano.

Thursday, August 22, 2013

Assexualidade: "Mas você só não achou a pessoa certa ainda..."


"Eu pedi sua opinião, meu caro?"
Acho que esse é um ótimo começo pra essa situação. Vou contar um pouquinho da minha história e explicar um pouquinho sobre esse negócio de assexualidade.
Não, eu não sou uma planta. Não, eu não sei fazer mitose pra criar outro ser igual a mim. But also, eu não tenho vontade de procriar e eu nem pretendo.

Deixando claro que você querer ou não procriar não tem nada a ver com a sua sexualidade, PORÉM, você não ter vontade alguma de copular é um assunto um pouquinho mais complicado.

Não sou nenhuma sexóloga, nem nada disso. Assim como muitas pessoas, eu até algum tempo atrás nem sabia me classificar nesse mundo.

Desde criança o meu comportamento era diferente, porém, nada que fosse notável sem um olhar mais apropriado. Não é como se eu preferisse brinquedos ou roupas "de menino", apesar de que eu nunca fui de classificar que uma coisa é de menino e outra é de menina e blablabla (se eu comprar, é meu e pronto). Mas eu nunca fui dessas meninas que brincam com essas bonecas que imitam bebês, nunca gostei. Também nunca me identifiquei com a tarefa de ser mãe, ou a sina de se casar. Quando eu brincava de Barbie com as minhas amiguinhas eu era geralmente uma dessas empresárias bem sucedidas, com uma casa cheia de roupas, sapatos, bolsas e gatos. Não tinha muito espaço pra um romance, e nem muito menos pra um filho. Mas quem vai parar pra ver a história por trás da brincadeira de uma garota de dez anos?

As coisas ficaram um pouco mais estreitas no início da adolescência. Eu jamais senti essa necessidade de "beijar na boca". A primeira vez que fiquei com um garoto foi por que minha prima me pressionou tanto que eu não consegui dizer não. Foi algo do tipo "se eu não fizer, ela com certeza vai ficar chateada por me deixar sozinha enquanto ela fica com o amigo dele e tal". E eu acabei ficando. Ninguém costuma acreditar quando eu digo, mas sempre que eu acabava ficando com alguém eu ficava pensando "eu poderia estar fazendo tantas coisas agora... escrevendo, desenhando, aprendendo alguma coisa que eu ainda não sei...", e nunca senti exatamente nada de diferente enquanto beijava qualquer garoto. Como qualquer adolescente que está começando a se descobrir, fiquei pensando se talvez - apenas talvez - eu não pudesse ainda estar "no armário".

E eis que me surgiu a chance de ficar com uma menina. Eu nunca tive preconceitos como homossexualidade, apesar de ter crescido num lar cristão (desses evangélicos e tal mesmo, e no passado era dos fervorosos, fui colocar uma calça comprida pela primeira vez aos meus oito anos, rsrs), e nem mesmo achava "fora da normalidade, do padrão" (e nem acho hoje), então eu fui lá e fiquei.

E pra mim foi exatamente como ficar com um garoto, só que com peitinhos.

Pra quem acha que eu nunca tive um relacionamento afetivo e tal, meu primeiro namoro durou um ano e seis meses. Ele começou como mais uma experiência, o rapaz se tornou meu melhor amigo, mas quando terminou, terminou de verdade, e eu perdi esse grande amigo por não ser capaz de entender minha sexualidade e/ou lidar com ela.

Ele era alguém importante pra mim, mas eu não consegui corresponder às expectativas físicas e emocionais dele. E hoje eu sei que não conseguiria corresponder às expectativas de grande parte da população mundial. 

Achei que o fato de eu lidar da mesma forma com ambos os sexos poderia ser indício de bissexualidade. Afinal, como muita gente, eu era desinformada sobre a existência dessa outra sexualidade à qual eu tenho noção de que me enquadro atualmente.

Depois de algum tempo gasto em tentativas frustradas de sentir algum interesse sexual por algo, eu decidi que era mais proveitoso investir esse tempo em outras atividades da minha vida.

Fui rotulada como lésbica pela minha família, uma vez que eu só saía com as minhas amigas e não namorava há um tempo considerável. Ouvi muita gente falar coisas sobre mim que não eram verdades. Parti corações de pessoas que realmente gostavam de mim, mas não eram capazes de entender meu desinteresse...

Então um dia enquanto eu estava na internet eu achei acidentalmente essa pesquisa que dizia que atualmente aproximadamente 1% da população mundial se dizia "assexual" ou "sem interesse sexual ou afetivo". E era exatamente como eu me sentia! Eu tinha encontrado meu lugar. E é bom a gente saber que não é a única pessoa no mundo que se sente estranha diante desse tipo de situação.

Quando eu finalmente pude sair do meu armário particular (ou eu deveria dizer baú, por que né...), eu me senti muito mais completa. Meus pais já sabiam que eu tinha ficado com pessoas de ambos os sexos, eu não tenho segredos com eles, e fiquei consideravelmente feliz em poder dizer "Pai, mãe, eu sou assexual.".

Embora eu ache que eles ainda acreditam que isso é por que eu não achei "a pessoa certa" (como muitas pessoas dizem quando me perguntam dos namorados e eu digo com toda clareza que não tenho interesse em relacionamentos sexuais ou afetivos), eles aceitam bem minha situação, até entram na minha brincadeira quando digo que vou me casar por dinheiro, já que não tenho interesse por sexo e amor já me basta o dos gatinhos e cachorrinhos que eu pretendo ter.

É terrivelmente chato pra pessoas como eu essa cultura do amor verdadeiro. Sem querer ser estraga prazeres, mas o mundo tem mais de 7 bilhões de pessoas. É impossível existir apenas uma que vai ser capaz de te fazer feliz. Se eu não faço questão de encontrar esse amor verdadeiro, tal qual esse aproximado 1% da população também não, então apenas nos deixem em paz com nossa felicidade autossuficiente.

As pessoas homossexuais sofrem um preconceito mais agressivo que o nosso. Nós não sofremos tanta violência apenas por sermos desinteressados sexualmente. Na verdade eu acredito que muitos assexuais nunca chegam a se classificar como pertencendo a esse tipo de sexualidade por causa dessa "cultura do casamento". Acham que precisam se casar, casam e vivem fazendo sexo mesmo sem interesse real nisso. Laços de amor também são formados por amigos, e a diferença entre o amor romântico e o amor fraterno pra um assexual é a presença ou ausência de demonstrações por meio da sexualidade (beijar, abraçar de forma diferenciada, fazer sexo, etc). 

Quero deixar claro que existem diferentes níveis de assexualidade. Existem assexuais sem interesse por sexo, mas com interesse por relações afetivas, outros que tem interesse no prazer carnal oferecido pelo sexo, mas sem interesse algum por relações afetivas com nenhum tipo de pessoa, e o que eu acredito ser o mais legítimo, até por que o termo "assexual" vai derivar dessa situação de desinteresse geral, que não sente necessidade em relação sexual e nem em relação afetiva. E eu não acredito no assexual que tem interesse por sexo e relação afetiva. Se você quer essas duas coisas, mas não liga pro sexo da pessoa com quem vai ter isso você é bissexual ou pansexual, meu lindo. Beijos.

Eu me encaixo no terceiro tipo do qual falei. Pra mim, relação afetiva basta com meus amigos, parentes e bichinhos de estimação.

MAS VAMOS DEIXAR AS COISAS CLARAS AQUI. Se você leu e se identificou, não quer dizer que você precise desacreditar do amor. Amor acontece. Pessoas amam. Não é por que você não liga pro amor que ele tenha deixado de existir no mundo. Ser assexual não é 100% legal e daora. Pessoas se machucam, você se machuca. Às vezes é necessário dizer não pra pessoas que gostamos muito, apenas por que o nosso "gostar" e o delas não é igual. Algumas pessoas não entendem isso e viram as costas pra você. Isso acontece muito mais do que deveria. Infelizmente.

O mundo está começando a voltar a caminhar na direção da aceitação da homossexualidade agora, ainda vai levar muito tempo pra que as pessoas aceitem a assexualidade como uma sexualidade também, por que muita gente acredita que isso não existe.

Espero que essa postagem tenha sido pelo menos um pouco explicativa a respeito de o que é assexualidade. :)
Não somos nenhum tipo de evolução e não temos superpoderes já deixo claro, apesar de acreditar que isso possa ter sim a ver com alguma coisa na natureza querendo que os humanos diminuam o ritmo de produção de filhotes, rsrs.
Será?

Friday, July 26, 2013

O vestido lolita do seu signo!

Já não é mais novidade que eu sou a-pai-xo-na-da por astrologia. Esses dias estava pensando no que eu podia postar no blog e acabei lembrando daqueles clichês "o vestido do seu signo", "o sapato do seu signo", os quais eu - pelo menos - quase nunca achava que combinava comigo.
A verdade é astrologia não se resume ao seu signo solar, na verdade todos temos um pouquinho de cada signo, mas é divertido observar a personalidade de cada signo.
Então eu acabei pensando "e se fosse com vestidos lolita?"...
No meio dessa busca eu achei um "Horóscopo Angelic Pretty" que até cheguei a postar na página do Moda Lolita de Verdade, no facebook, e apesar de achar que estava até combinando bastante, pensei em fazer um pra misturar brands mesmo. Depois de algum tempinho no Lolibrary achei pelo menos um que combinasse com cada signo de acordo com meu ver.

AVISO: esse post tem intenção de ser uma piada ao estilo "astrologia da depressão". Tente não se sentir ofendido, afinal, estarei zoando até meu próprio signo. Quero deixar claro que não é preconceito com ninguém de signo nenhum, apesar de que eu não gosto de capricornianos, virginianos, leoninos,... *brinks*

Pra começar o post com cabeçadas...

Áries - Lady Lilith - Alice and the Pirates
-Ai, Malice! Mas por que esse?!
Então... Diz-se que Lilith foi a primeira mulher criada junto de Adão, mas que por causa de uma disputa sobre igualdade entre os sexos, ela saiu do Éden sendo assim considerada um demônio, voltando em seguida para fazer com que Eva comesse do fruto proibido.
-Tá chamando as mulheres de Áries de demônio?!
Tô sim. (Pra deixar avisado, eu sou de Áries)
Mulheres Arianas são decididas, fortes e guerreiras. Sempre gostam de ser pioneiras. Líderes natas, são do tipo que luta pela igualdade. Ta. Talvez não tanto pela igualdade... Na verdade Arianas lutam por tudo. Até pra provar que são capazes de abrir os potes e pegar as coisas no alto sem precisar de ajuda de ninguém.
Só pra deixar uma dica: Nunca comece uma discussão com uma mulher Ariana por que ela nunca vai deixar que termine no seu turno, a última palavra sempre precisa ser a dela.

Touro - Fruits Parlor - Angelic Pretty
-Mas por que esse?
Por que tem comida. E onde há comida, há Touro.
Eu pensei em colocar Wonder Cookie, mas acho que eu seria ainda mais linchada, então preferi um lanche mais natural pras Taurinas. Vai umas frutinhas?

Gêmeos - Nakayoshi Bunny (Close Friends Bunny) - Angelic Pretty
Outro que é fácil saber o por quê. Não existe bicho mais tagarela do que Geminianos. Eles precisam ter alguém perto o tempo todo ou vão falar sozinhos. Os planos das empresas de telefonia são feitos pensando em geminianos solitários (e nos Taurinos carentes também), pra eles falarem, falarem, falarem, e pagarem uma merrequinha.
Nakayoshi Bunny representa o geminiano por que os coelhinhos podem passar a eternidade tagarelando um do lado do outro sem que o outro possa tentar fugir.
Obs: Alguns geminianos vão ficar chateados, mas não tem problema não por que depois eles mudam de ideia.

Câncer - Mermaid in the Jewelry Box - Alice and The Pirates
Tem algo mais meigo do que uma sereia numa caixinha de jóias?
Claro que tem! Um canceriano em uma.
Não que a caixa de jóias do canceriano seja realmente uma caixa de jóias... Pra ele geralmente valem mais todas as tranqueiras de valor sentimental que ele guardou durante a vida. A propósito, se o canceriano puder ganhar o vestido de alguém que ele gosta muito, ah, meu filho... Nunca espere que ele vá pra Sales.
Cancerianos só precisam tomar cuidado pra não molhar o vestido com suas lágrimas de amor.
Dica: Apesar de calmos e fofinhos, o ataque "chantagem emocional que rebusca acontecimentos de 1986" pode ser usado com eficácia extrema - TENHA CUIDADO!

Leão - Royal Kitten - HaeNuLi
O nome do vestido diz tudo!
Escolhi colocar na cor vermelha que retrata todo o LUSHO que é tão importante pro Leonino.
Leoninos são cheios de pompa e vivem de nariz em pé, mas na verdade, por trás daquela juba toda vive um pequeno e gordinho gato persa.
-Por que persa, Malice?
Por causa do mau humor, claro! Se as coisas não são do jeito do leonino ele vira um gato persa. É automático. Se você ama o leonino, deve demonstrar seu amor sendo seu fiel e humilde servo vitalício. A propósito, lembre-se que a lolita leonina nunca vai pegar o bule de chá por ela mesma no meeting, ela sempre olhará por baixo de seus enormes cílios com seu olhar de gatinho pidão e dirá "você poderia servir um pouco de chá para mim?".

Virgem - Floral Scalop Square - Angelic Pretty
Virginianos são assim: perfeccionistas.
Mas, tão perfeccionistas que perdem o meeting mas não saem enquanto o cabelo não estiver impecável.
Sabe aquela amiga que sabe dobrar lençol de elástico? Ela é virginiana. Se não for, aprendeu com uma.
Só sente-se do lado da virginiana durante o meeting se estiver pronta pra ouvir críticas sobre todos que estão presente e inclusive sobre a garçonete, a filha do dono do estabelecimento, a tia que passou fora da cafeteria,...

Libra - Sweet Jewelry Princess - Baby The Stars Shine Bright
Então. Conhece aquela frase "diamantes são os melhores amigos das garotas"? Ela foi feita para uma libriana.
Librianos gostam de riqueza em detalhes, gostam de tudo do bom e do melhor. Por isso acho esse vestido ideal. "Sweet Jewelry Princess" provavelmente já virou nome do blog de alguma libriana.
O maior problema pros librianos agora vai ser escolher em qual cor vão comprar o vestido (librianos são indecisos até no apocalipse zumbi).

Escorpião - La Fee de Rose Noir - Alice and the Pirates
Escorpião é o signo daquela garota que vai no meeting e passa o tempo todo sendo melhor do que você.
A escorpiana é aquela que começa a se arrumar 4-5 horas antes do meeting pra estar impecável e fazer inveja em todo mundo. Escorpianos gostam de causar, apesar de geralmente serem também os mais solitários - Forever Alone.
Mas não arrume briga com eles, deixe estar. Eles são venenosos e vão te mostrar por que um bicho tão peçonhento é o símbolo do signo deles.
Esse vestido ficou pra simbolizar o signo por que ele me lembra aquelas vilãs poderosas e dominadoras que as escorpianas são.

Sagitário - The Secret Garden ~ The Rose has Secret Scent - Baby The Stars Shine Bright
Era esse ou era Gloria.
Sagitarianas são aquelas porraloucas que querem fazer meeting no parque e caminhar até o shopping depois - mesmo que o shopping seja a 4 quilômetros de distância. Sagitarianas são bastante ativas e não ligam pro que você pensa. Adoram viajar, desbravar e - claro - conversar sobre crença.
De todos os signos, Sagitário é o que tem mais fé. Não importa no que o Sagitariano acredita, ele é mais ligado àquilo do que você jamais seria.

Capricórnio - Fairy Chiffon Doll - Victorian Maiden
Um vestido sóbrio e elegante pra combinar com a carranca após o árduo dia de trabalho da capricorniana. E não importa o quanto você diga que o capricorniano devia tirar umas férias e relaxar; THEY DOESN'T FUCKING CARE. Eles são Workaholic's mesmo e a carranca já entrou em simbiose. Deixe estar.

Aquário - Toy March - Angelic Pretty
Aquarianos são os primeiros a dividir suas coisas na infância, usam seus talentos em prol de ajudar os outros e tentam ser divertidos e agradáveis com todo mundo.
Mas não pense que é fácil assim...
Eles sempre fazem o oposto do que são desafiados a fazer: adoram contrariar.
Se existe uma profissão que é a cara do aquariano... Cientista louco. Ou talvez hippies, travestis, carregadores de água, professores de inglês com dislexia,...
Mas não se preocupe muito... Apesar de serem porralouca, eles vão ser legais com você.

Peixes - Alchemy - Moi Même Moitiè
Cuidado com os piscianos. Eles são carentes, meigos, fofos, e macumbeiros.
(Pra deixar claro, não tenho preconceito com religião alguma também.)
O pisciano vai levar a pinga no meeting pra divertir a galera, por que todo mundo fica mais legal quando tá um pouco alto. Mas ninguém vai achar ruim por que é natural dele. Piscianos são meio sensitivos, então ele vai passar o meeting inteiro perguntando se mais alguém viu a mulher de branco que esteve com vocês durante todo o percurso. Se ele começar com a putaria responda de uma vez: "É a fulana que veio de shiro".

Monday, July 22, 2013

TAG: Conhecendo o blog!

Então, recebi essa tag da linda Giu do Reino de Sorvete <3 Hoje que rolou um tempinho resolvi aderir. Logo mais vou fazer um post legal por que já está na hora de tirar as teias de aranha! \õ/

Regras:

-Os blogs selecionados para a TAG devem responder a 11 perguntas;

-Devem indicar 10 blogs que também devem responder a TAG;

-Os blogs selecionados devem ter poucos membros, pois o motivo é fazer com que eles sejam mais visitados e unirmos os blogs;

Agora, vamos as Perguntas:

1- Como escolheu o nome do blog ?

Uma vez escrevi uma fanfic sobre um café lolita que se chamava Lolicafe. Uma leitora me pediu permissão pra usar o nome da fanfic num blog de receitas que ela queria montar e eu acabei deixando. Quando resolvi montar o blog tinha a intenção de falar de lolita e vários assuntos, então acabei lembrando da tal fanfic e resolvi colocar esse nome no blog. 

2- Quanto tempo se dedica ao seu blog ?

Muito menos do que gostaria e deveria. Arrumo um monte de ideias pra postar, mas sempre fico com preguiça, rsrs. Tenho que perder esse costume ruim.

3- Já teve problemas com comentários anônimos no blog ?

Na verdade eu nem tive comentários. HAHAHA

4- Pretende mudar algo no blog em 2013 ?

Já estamos no meio de 2013, e como o blog começou esse ano acho que tudo é bem novidade, né? Vou ver se começo a fazer uma coluna de "look do dia" sempre que eu lembrar de fotografar os looks, mas como sou enrolona pra postar, não garanto nada.

5- Já ficou sem inspiração pra postar ? Como superou isso ?

Eu tenho mais problema com preguiça do que com falta de inspiração, de verdade.

6- O que gosta de fazer quando está no computador ?

Escrever, facebook, twitter, pupee, tumblr, fashiolista, jogos (atualmente the sims e Lineage 2), vídeos de gameplay, tutoriais de maquiagem e essas coisinhas...

7- Quantos livros você lê por mês ?

Isso varia muito, por que alguns livros são mais gostosos de ler do que outros, alguns eu acabo pausando pra começar outro por ansiedade, etc. Tento ler pelo menos um livro por mês, por que gosto de frequentar clubes do livro e preciso ter assunto, mas como eu mesma escrevo algumas coisas por aqui, nem sempre tenho muito tempo.

8- Quantos blogs você visita todos os dias ?

Eu nem entro na internet todos os dias! rsrs. Sempre que possível dou uma olhadinha em um ou outro blog com tema de moda, principalmente lolita e gyaru, mas como não gosto muito de ficar na internet...

9- Quais blogs você visita todos os dias ?

Todos os dias, como eu disse antes, não tem nenhum, mas eu frequentemente dou uma olhadinha no Pastel Cutie, Pastel Cubes, Reino de Morango, Reino de Sorvete, Gyaru Starre (que é da menina do Star Princess) e também o Lolita Na Cara Dura

10- Desde quanto tempo você está na blogosfera ?

Xii, criei meu primeiro blog quando eu tinha uns 11 anos, tenho 19 agora. Mas a verdade é que eu nunca consegui manter um blog por muito tempo. Esse eu pretendo manter pra acompanhar o desenvolvimento na faculdade também e quem sabe evoluir pra algo mais legal. Vou vendo no que vai dar.

11- Você sem inspira em outro blog ? Qual ?

Na verdade nem me inspiro tanto. Só fiz o blog pra postar sobre coisas que eu gosto, principalmente na área da moda. Uma coisa ou outra é impossível evitar de se inspirar, mas faz parte da vida, não?

Vou passar a TAG para: 

Infelizmente não vou marcar ninguém na TAG por agora, mas sintam-se à vontade para pegá-la. Se pegarem, deixem o link do blog nos comentários que eu coloco aqui pra divulgação, já que esse é o intuito da TAG. 

Sunday, May 26, 2013

As esquisitices, tristezas e alegrias de ser uma Lolita do interior.

Então... por que você se veste assim?
Esse assunto é comum não apenas quando você é uma lolita, mas quando você usa qualquer estilo diferente do "normal", e é ainda mais frequente no interior (fora das grandes capitais).
Eu nasci e cresci em Angra dos Reis, RJ. É chato ter que explicar sempre que você não está fantasiado de nada, que não faz parte de nenhum grupo de teatro nem de dança, que esse é só seu jeito de se vestir.
Não gosto das roupas "normais". Acho a vida muito curta pra usar roupas chatas. Gosto de me sentir livre pra vestir o que eu gosto, quando eu quero e onde eu quero, então eu apenas faço isso. Não se trata apenas de Lolita, apesar do nome do post incluir.
Alguns dias atrás eu resolvi fazer meu primeiro outfit Pastel Goth pra usar no clube do livro da livraria Nobel aqui de Angra. Não foi nenhuma surpresa os olhares que as pessoas me lançavam na rua, afinal eu estou acostumada, mas fico um pouco chateada com esses olhares pois sei que por causa deles muita gente desiste de usar aquilo que tem vontade... E eu acabo assim: sozinha.
Ah, mas não deve ter só você que usa estilos alternativos de roupa na sua cidade...
E não sou só eu mesmo, eu tenho certeza disso, mas parece algo como procurar cabelo em ovo. As pessoas, quando ousadas demais para os padrões da cidade, pintam os cabelos de um jeito diferente. Nas roupas (que eu acho MUITO mais fácil de fazer até do que cabelo) ninguém ousa. Quando acontece de você ver alguém diferente, é por que já se tornou moda e todo mundo faz exatamente igual. Acredito que deve ter mais gente diferente por aí, mas eu já não procuro mais.
Mas saindo desse assunto, que não é o foco principal...
Depois que a gente se acostuma com os olhares atravessados, a gente começa a ver o lado divertido das coisas: na minha humilde opinião, principalmente das senhoras e das crianças.
Na primeira vez que eu resolvi sair de lolita na minha cidade assumo que estava um pouco acuada. Muita gente ia olhar. Muita gente ia comentar... Mas quando estava no final da minha rua, prestes a dar um grande passo na vida (segundo minha concepção um dos mais importantes pra mim), uma senhora me chamou a atenção e pediu para eu parar. Eu parei. Ela estava com uma amiga, na frente do portão de casa, conversando. Sorriu pra mim. "Você está uma boneca linda, mas deixe eu ajeitar aqui pra você, seu vestidinho ficou preso na barra da anágua."
Eu nem sei explicar o sentimento que me abateu. A outra ainda comentou "Minha mãe se vestia assim quando nova. Os vestidos eram mais compridos, mas você me lembrou como eram bonitos". Eu sorri e agradeci. Tomei toda coragem do mundo e mesmo as brincadeirinhas mais rudes que eu ouvi no caminho para o shopping eu já me esqueci.


Mas, com certeza, melhor do que isso são as crianças. Pra uma criança você não é uma doida vestida de boneca. Pra uma criança você não é um cosplay, um fetiche,... Pra uma criança você é uma princesa, uma fada, uma heroína.
Meu primeiro momento com uma criança foi no trabalho. Eu trabalhava numa boutique e tinha levado um vestido pra que minhas colegas de trabalho vissem. Como a loja estava vazia, elas pediram que eu vestisse. E lá fui eu me montar de lolita no trabalho. Quando saí do provador entrou na loja uma mulher com duas meninas que pareciam ter 4 e 7 anos de idade, por aí. Eu fiquei um pouco envergonhada, afinal, estava em horário de trabalho, mas a mulher não ligou, sorriu e foi dar uma olhada nas araras. Enquanto minha colega de trabalho a atendia eu notei os olhares curiosos e tímidos das meninas. Sorri pra elas sempre.
A moça fez suas compras e antes de sair a menina menor puxou a barra de sua saia e falou algo pra ela. Ela olhou pra mim, sorriu e disse "Então você acha que ela parece uma princesa, Júlia? Sabia que esse é um estilo de se vestir? Pergunte pra ela o nome."
-"Qual o nome?" -ela perguntou com muita vergonha.
-"É Lolita." -respondi.
-"É bonito, você parece uma fada." -foi o comentário dela antes de sair com a mãe que se despediu de nós vendedoras com um aceno.
-"Eu quero ser assim também, mãe." -tive a honra de ouvir a menina mais velha falar isso antes de a porta se fechar.

Sabe. Quando uma criança te elogia você vai nas nuvens. É simples, é pequeno, mas é totalmente sincero. Faz tudo valer a pena. Não tem como não ganhar o dia.

Voltando ao caso do dia em que saí de Pastel Goth. O ônibus que peguei para ir ao shopping estava cheio de senhores e senhoras da terceira idade. Um desses senhores - aparentemente o mais sem noção e desbocado de todos eles - resolveu sentar-se ao meu lado, mesmo que o ônibus tivesse uns 15 assentos vazios ainda. Embora eu estivesse com meus fones de ouvido, consegui escutar a palavra Barbie seguida de risinhos umas 300 vezes antes de chegar no meu ponto. Quando me levantei pra sair ele foi educado e me deu licença, mas não perdeu a chance: "Mas que peça você vai apresentar no shopping a essa hora da manhã toda bonitinha assim, Barbie?"
"Eu não estou fantasiada. É meu estilo, me visto assim normalmente."
"As crianças de hoje em dia estão cada vez mais sem noção." VEJA SÓ!
Saí do ônibus achando realmente que eu não precisava ter um diálogo desses logo de manhã. Não acho problema as pessoas não gostarem das minhas roupas. É problema delas. Mas gostar enquanto acha que é uma fantasia e deixar de gostar - e criticar - por que é uma roupa do dia-a-dia e não uma fantasia é outro assunto. Se fosse uma fantasia? Se eu estivesse usando uma roupa de Barbie Fairytopia ou uma fantasia do Homem-Aranha de que acrescentaria ou não na minha vida um comentário desse, meu senhor? Se antes dissesse "Acho que sua roupa ficaria mais elegante se você não usasse essa coroa de flores" ou "Talvez um scarpin tivesse caído melhor com a sua saia"... Mas uma crítica à juventude por causa de uma roupa -permitam-se dizer- decente. Eu não estava com um top e um shortinho enfiado na bunda, por conta disso minha mãe já fica muito orgulhosa e feliz.

Infelizmente existe muita gente assim. O chato é não ter com quem compartilhar essas experiências: as pessoas ao seu redor não sabem como você se sente, pois não se vestem como você.


MAS EM COMPENSAÇÃO... depois de algum tempo sendo a unica "ativa" dessa área, você começa a se sentir única. Mesmo se você não for. A verdade é essa. E se sentir único é algo mágico. Se acostumar com os olhares estranhos e admirados, se sentir "badass" e saber que está bem na fita.


"Então você é a garota-boneca? Minha prima disse que viu uma garota assim em tal lugar, era você? Nossa você realmente parece uma boneca!" - isso é MUITO divertido.

Sunday, May 19, 2013

O Lolicafe e o Amor a primeira vista...

Estive falando de amor à primeira vista no Moda Lolita de Verdade (facebook) e resolvi fazer uma versão estendida do post que fala sobre esse tema.


Então, num dia normal como outro qualquer, você resolve dar uma olhada nos sites de suas brands favoritas e ver os lançamentos recentes. Você não tem nenhuma intenção diferente, apenas saber o que está rolando, se atualizar. Porém, quando você olha pra ele, quase lacrimeja. Seu corpo é tomado de uma sensação arrebatadora e você se pergunta como viveu tanto tempo sem nunca ter visto tal divindade. Seu coração acelera e você sente na hora que só tem uma explicação para isso: "Isso só pode ser amor!"
Borboletas no estômago ao pensar nele. Os detalhes dele parecem ter sido bordados por um anjo repleto de luz e feito do mais puro amor. Suas rendas foram abençoadas pelo poder dos cinco grandes unicórnios alados e, claro, com muito cuidado, cada babado foi pregado com linhas de sonhos e a mais pura magia que existe no mundo.


Você nunca desejou tanto algo na vida. Inicialmente você tenta se negar, tenta esquecê-lo. Ele é muito caro! Você precisa de mais um mês pra arrumar o dinheiro! Não existem meios de ficarem juntos agora!
Mas embora sua razão diga isso, seu coração se nega veemente a esquecê-lo. Ele está em seus sonhos, e mais, você tem a sensação de que ele te persegue na vida real. As pessoas de repente começam a falar nele. No Tumblr só tem foto dele o tempo todo. E até a comunidade local parece estar focada em comentar algo em relação a ele...
Você ouve uma palavra que está no nome da print e logo se lembra dele. Tenta se focar em qualquer outra coisa e quando pensa estar conseguindo, lá está ele... NA SALES!


Só tem UM problema...
Você é a 2673813659048303849364376452ª da fila.


Vida de Lolita não é fácil...
Às vezes ele nem precisa ser lançamento recente... A idade não importa para o amor.
E é ainda mais doloroso quando ele esgota sem que você possa comprá-lo mesmo quando você tem o dinheiro...
Pensar que por um atraso você perdeu o amor da sua vida e que pode demorar anos até consegui-lo...
Mas o amor não diminui. Por enquanto, basta sonhar com ele. Alguma hora chegará a sua vez, e você tem certeza disso! Ele ainda estará em seus braços, cedo ou tarde!


Ele se tornou mais do que um objeto de desejo. É o seu Dream Dress.


O tempo passa, mas não seu amor por ele. Numa grandiosa maré de sorte você vê um comunicado na comunidade: vai ter re-release!
Você agradece a todos os deuses do rococó e seu sorriso é tão grandioso que ninguém ao seu redor consegue entender mesmo quando você tenta explicar. Eles se recusam a entender que pode sim haver o mais puro amor entre uma Lolita e um determinado vestido. Você volta a sonhar com ele e seu coração sorri só de imaginar que ele em breve estará tocando delicadamente seu corpo.



Então você vê que é verdade, e, para sua felicidade, dessa vez o dinheiro está à mão.

E aí vem a nova dúvida. EM QUAL COR?!


Numas vezes sua paixão já define preferência, mas em outras você precisa passar por essa cruel dúvida. Mas ela não é a pior das dúvidas... O pior é quando você tem mais de um Dream Dress e calha de eles estarem a venda na Sales ao mesmo tempo, mas você só tem dinheiro pra um deles.


Mas o lado bom é que ele finalmente está a caminho.
E você espera...

Espera...


E espera... (Ainda mais se você estiver no Brasil, pois aqui nem sempre os correios funcionam.)


Mas ele finalmente chega, e então você não consegue explicar a sensação. É como ir ao céu. Ele está com você e você precisa experimentá-lo!
E quando você vê através do espelho o quão suavemente ele toca seu corpo, se torna ainda mais indescritível a sua felicidade.


O que acontece depois? ...
Aí depende.
Às vezes o amor é fogo de palha e acaba depois que você o veste pela primeira vez, noutras você ainda suspirará por ele todas as vezes que o vir em seu guarda-roupas.
Toda Lolita passa por isso pelo menos uma vez na vida: um Dream Dress.
Se não aconteceu com você ainda, não se preocupe, alguma hora vai acontecer.
Você pode ter vários, ou ter um só, mas com certeza terá pelo menos um vestido que te arrancará suspiros de amor.